quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resultado agrupado das 3 fases do crash test do Latin NCAP e mais algumas análises

 Proteção para passageiro adulto do Fiat Novo Uno Evo sem airbag (Latin NCAP)

A terceira fase dos testes de colisão, realizado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP), demonstrou que dois carros, dos oito testados, são muito inseguros. Renault Sandero e Jac J3 conseguiram apenas uma estrela para adultos e 2 para crianças. Por outro lado, houve uma melhora nos resultados, se comparado aos dois testes anteriores, já que Ford New Fiesta e Honda City, conseguiram quatro estrelas para adultos e crianças.

Agrupando os resultados dos três testes, é possível notar que o Jac J3 com airbag duplo e o Renault Sandero sem airbag ainda conseguem ser melhores menos ruins, que Geely CK sem airbag (não comercializado no Brasil), Fiat Novo Uno Evo sem airbag, Chevrolet Corsa Classic sem airbag e Ford Ka Fly Viral sem airbag.


[Atualizado, em julho de 2013, para adicionar os resultados do Ford Ecosport e do Hyundai HB20, ambos com airbag duplo].
Crash test do Chevrolet Corsa Classic sem airbag

Outro fato interessante é que se pegarmos a relação dos carros mais emplacados, de janeiro a outubro deste ano, veremos que os carros mais inseguros figuram entre os mais emplacados. Não dá pra fazer uma análise mais profunda devido a não especificação do modelo emplacado, por exemplo, o número de emplacamentos do Mille e do Novo Uno são somados, assim como do Fiesta é somado com do New Fiesta. Outro detalhe seria os opcionais como airbag, porém dá pra ter uma noção que os carros mais vendidos são os mais básicos, e consequentemente, os mais perigosos.

Do meu ponto de vista, o governo já deveria ter aumentado as exigências de segurança dos carros comercializados aqui, pois isto, certamente, salvaria mais vidas, economizaria mais dinheiro já que diminuiria os acidentados que necessitassem de tratamentos, deixaria mais leitos vagos, dentre vários outros benefícios. Porém, isto não é interesse do governo, pelo menos é o que aparenta, veja este Projeto de Lei que tinha como objetivo exigir a realização de testes de impactos.

Crash test do Ford Ka Fly sem airbag

O TESTE
O carro é submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada, que simula outro veículo de massa similar. Para saber mais, leia a postagem anterior.

A listagem a seguir apresenta todos carros testados até agora, na ordem do mais inseguro para o mais seguro, levando em consideração a proteção oferecida aos passageiros adultos (sempre pelo número maior de estrelas para adultos para só depois desempatar com as estrelas da segurança proporcionada a criança). A parte do comentário só apresenta um pequeno trecho da redação disponível na página da Latin NCAP, deste modo, se você quiser saber mais e assistir os vídeos dos testes, acesse o link no final da postagem.

Geely CK 1 1.3 2009 sem airbag (não é comercializado no Brasil)
Adulto: 0 estrela (1.06 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (20.37 de 49.00)
Comentário: "A proteção oferecida ao motorista foi pobre para a maioria das áreas do corpo, a proteção do peito foi fraca. Foram experimentadas grandes cargas em todas as partes do ventre do boneco".
Teste realizado em agosto de 2010.

Fiat Novo Uno Evo sem airbag
Adulto: 1 estrela (2.00 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (20.73 de 49.00)
Comentário: "A pontuação para o Novo Uno foi limitada a uma estrela devido ao alto risco de morte decorrente do impacto da cabeça do motorista no volante e baixa proteção do peito".
Teste realizado em julho de 2011.

Crash test do Fiat Novo Uno Evo sem airbag

Chevrolet Corsa Classic sem airbag
Adulto: 1 estrela (2.28 de 16.00)
Criança: 1 estrela (9.16 de 49.00)
Comentário: "A pontuação para o Classic foi limitada a uma estrela devido ao alto risco de morte decorrente do impacto da cabeça do motorista no volante".
Teste realizado em agosto de 2011.

Ford Ka Fly Viral sem airbag
Adulto: 1 estrela (2.37 de 16.00)
Criança: 3 estrelas (30.52 de 49.00)
Comentário: "No impacto frontal, a cabeça e o peito dos passageiros bateram no volante e o aro foi arrancado da coluna de direção. A carroceria não absorveu o impacto".
Teste realizado em julho 2011.

Jac J3 com airbag duplo
Adulto: 1 estrela (3.50 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (13.03 de 49.00)
Comentário: "A área dos pés do lado impactado sofreu uma grande deformação, aproximando-se os pedais dos pés do motorista, o que representa um risco para a parte inferior das pernas pela intrusão e o bloqueio dos pedais".
Teste realizado em maio de 2012.

 Crash test do Jac J3 com airbag duplo

Chevrolet Celta sem airbag
Adulto: 1 estrela (3.82 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (22.68 de 49.00)
Comentário: "A pontuação do Chevrolet Celta foi limitada a uma estrela pelo alto risco de morte".
Teste realizado em agosto de 2011".

Renault Sandero sem airbag
Adulto: 1 estrela (4.61 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (18.78 de 49.00)
Comentário: "
No impacto frontal, a cabeça do motorista impactou no volante; contudo, o impacto foi leve. O habitáculo apresentou um comportamento instável no impacto".
Teste realizado em abril de 2012.

Crash test do Renault Sandero sem airbag

Fiat Palio ELX 1.4 2009 sem airbag
Adulto: 1 estrela (4.89 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (22.51 de 49.00)
Comentário: "A classificação para o PPP limitou-se a 1 devido ao inaceitável alto risco de lesões mortais para a cabeça do motorista apresentado pelo volante".
Teste realizado em agosto de 2010.

Volkswagen Gol Trend 2009 sem airbag
Adulto: 1 estrela (5.75 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (18.89 de 49.00)
Comentário: "A classificação para o veículo limitou-se a 1 devido ao inaceitável alto risco de lesões mortais para a cabeça do motorista apresentado pelo volante. Foi impossível para o sistema de retenção evitar o impacto do volante no peito do motorista".
Teste realizado em agosto de 2010.

Peugeot 207 Compact XS 2009 sem airbag
Adulto: 1 estrela (6.32 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (16.25 de 49.00)
Comentário: "A classificação para o veículo limitou-se a 1 devido ao inaceitável alto risco de lesões mortais para a cabeça do motorista apresentado pelo volante".
Teste realizado em agosto de 2010.

Crash test do Peugeot 207 Compact XS 2009 sem airbag

Nissan March com airbag duplo
Adulto: 2 estrelas (7.62 de 16.00)
Criança: 1 estrela (9.68 de 49.00)
Comentário: "Foi observada uma fraca proteção às pernas do motorista, devido a um deslocamento para trás dos pedais".
Teste realizado em novembro de 2011.

Peugeot 207 Compact XS 2010 com airbag
Adulto: 2 estrelas (7.13 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (16.26 de 49.00)
Comentário: "Os cintos e airbags foram incapazes de impedir que o peito do motorista impactasse com o volante durante a batida, resultando em um nível de proteção pobre".
Teste realizado em agosto de 2010.

Chevrolet Meriva GL Plus 2009 com airbag duplo
Adulto: 3 estrelas (8.64 de 16.00)
Criança: 1 estrela (9.04 de 49.00)
Comentário: "De acordo com a informação do fabricante, a maioria dos MMM vendidos na América Latina não conta com equipamentos de airbags. A Latin NCAP não selecionou este veículo conforme referência do mercado, mas sim para compará-lo com o MMM europeu".
Teste realizado em agosto de 2010.

Crash test do Chevrolet Meriva GL Plus 2009 com airbag duplo

Nissan Tiida Hatch com airbag motorista
Adulto: 3 estrelas (9.54 de 16.00)
Criança: 1 estrela (8.00 de 49.00)
Comentário: "A proteção da cabeça do passageiro adulto foi baixa devido às fortes desacelerações; sendo a proteção do pescoço e do peito de risco médio".
Teste realizado em maio de 2011.

Hyundai HB20 Hatchback com airbag duplo
Adulto: 3 estrelas (10.23 de 16.00)
Criança: 1 estrela (4.77 de 49.00)
Comentário: "Tanto a cabeça como o pescoço receberam boa proteção no impacto frontal. Os sistemas de retenção ofereceram uma proteção fraca ao peito do motorista".
Teste realizado em março de 2013.


Volkswagen Gol Trend 2010 com airbag duplo
Adulto: 3 estrelas (10.01 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (21.16 de 49.00)
Comentário: "A proteção da parte baixa das pernas do motorista foi pobre, devido aos altos níveis de deslocamento dos pedais e a atuação pobre do compartimento para pés e o chão".
Teste realizado em agosto de 2010.

Crash test do Volkswagen Gol Trend 2010 com airbag duplo

Fiat Palio ELX 1.4 2010 com airbag
Adulto: 3 estrelas (10.65 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (21.27 de 49.00)
Comentário: "A proteção do peito do motorista foi, contudo, marginal e foram achadas estruturas perigosas na área do painel que poderiam impactar nos joelhos do ocupante".
Teste realizado em agosto de 2010.

Volkswagen Bora com airbag duplo (não é mais comercializado no Brasil)
Adulto: 3 estrelas (10.27 de 16.00)
Criança: 3 estrelas (35.82 de 49.00)
Comentário: "A estrutura não é capaz de suportar maiores cargas que as da batida".
Teste realizado em agosto 2012.

Nissan Tiida Hatch com airbag duplo
Adulto: 4 estrelas (13.12 de 16.00)
Criança: 1 estrela (9.29 de 49.00)
Comentário: "No impacto frontal, tanto a cabeça do motorista quanto a do acompanhante ficaram bem protegidas pelo cinto e pelo airbag".
Teste realizado em novembro de 2011.

Crash test do Nissan Tiida Hatch com airbag duplo

Toyota Corolla XEI 2009 com airbag
Adulto: 4 estrelas (13.60 de 16.00)
Criança: 1 estrela (12.68 de 49.00)
Comentário: "As leituras do dummy (boneco) de crash test indicaram uma boa proteção para a cabeça e o peito".
Teste realizado em agosto de 2010.

Renault Fluence com airbag duplo
Adulto: 4 estrelas (11.97 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (20.92 de 49.00)
Comentário: "No impacto frontal, tanto a cabeça do motorista quanto do acompanhante ficaram bem protegidas pelos sistemas de retenção".
Teste realizado em setembro de 2012.

Crash test do Renault Fluence com airbag duplo

Toyota Etios com airbag duplo
Adulto: 4 estrelas (12.87 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (17.38 de 49.00)
Comentário: "A estrutura mostrou que pode suportar cargas maiores que as do impacto".
Teste realizado em outubro de 2012.

Volkswagen Polo com airbag duplo
Adulto: 4 estrelas (11.34 de 16.00)
Criança: 3 estrelas (36.95 de 49.00)
Comentário: "A estrutura mostrou que pode suportar cargas maiores que as do impacto".
Teste realizado em agosto de 2012.

Test crash do Volkswagen Polo com airbag duplo

Chevrolet Cruze LT com airbag duplo
Adulto: 4 estrelas (13.18 de 16.00)
Criança: 3 estrelas (32.59 de 49.00)
Comentário: "No impacto frontal, as cabeças do motorista e do acompanhante foram bem protegidas pelo airbag".
Teste realizado em agosto de 2011.

Ford Focus Hatchback com airbag duplo

Adulto: 4 estrelas (13.53 de 16.00)
Criança: 3 estrelas (33.68 de 49.00)
Comentário: "A carroceria é estável e sofreu mínima deformação".
Teste realizado em setembro de 2011.

Crash test do Ford Focus Hatchback com airbag duplo

Ford EcoSport, LHD com airbag duplo
Adulto: 4 estrelas (13.64 de 16.00)
Criança: 3 estrelas (31.00 de 49.00)
Comentário: "Foram observadas estruturas perigosas na parte do painel contra as que poderiam impactar os joelhos dos passageiros. A estrutura pode suportar cargas superiores".
Teste realizado em março de 2013.


Honda City com airbag duplo
Adulto: 4 estrelas (12.03 de 16.00)
Criança: 4 estrelas (37.99 de 49.00)

Comentário: "A estrutura evidenciou que pode suportar cargas maiores que as do impacto".
Teste realizado em junho 2012.

 Crash test do Honda City com airbag duplo

Ford New Fiesta com airbag duplo

Adulto: 4 estrelas (12.87 de 16.00)
Criança: 4 estrelas (37.80 de 49.00)

Comentário: "A estrutura mostrou que pode suportar cargas maiores que as do impacto".
Teste realizado em junho 2012.

Crash test do Ford New Fiesta com airbag duplo

Colori de verde (bom) as avaliações com 4 estrelas, porém quando foi atribuído 3 estrelas pra segurança da criança, na cadeirinha, deixei de preto pra ser um sinal de alerta. Já quando obteve duas estrelas ou uma, marquei de vermelho pelo alto risco. (Minha opinião)

Olhando os comentários do relatório, percebe-se uma recorrência na vulnerabilidade da parte inferior do corpo (pernas e pés) em boa parte dos modelos. Outro detalhe é que os carros com zero, ou uma estrela, apresentam alto risco de morte para os passageiros.

Confira a opinião do Presidente do Global NCAP, Max Mosley:
É realmente impactante saber que os principais fabricantes são dispostos a vender carros com uma estrela na América Latina quando, na Europa, seus veículos obtêm cinco estrelas. Felizmente, o Latin NCAP está instalando o negócio da segurança veicular na agenda e está percebendo certos avanços. É um prazer contar com um aumento no número de carros que obtêm quatro estrelas, pois nos aproxima do momento em que serão eliminados, definitivamente, do mercado os carros com uma estrela, que nem sequer seriam aprovados pelos testes de batida mais básicos das Nações Unidas”.

Leia a postagem anterior e confira os resultados dos testes 2012 (com vídeos) e saiba como eles são realizados.

Créditos: Latin NCAP (informações e imagens).

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