quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Crash test: Quais carros são seguros e quais não são

Renault Sandero, sem airbag, obteve uma estrela na segurança para adultos e duas para crianças

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP) divulgou mais uma leva dos testes de colisão (crash tests) dos automóveis comercializados na América Latina. Os carros comercializados continuam devendo no quesito segurança, houve uma melhora se comparado aos dois testes anteriores, porém alguns desses carros tem o nível de segurança equivalente aos dos carros produzidos 20 anos atrás nos países desenvolvidos.

Os carros avaliados nessa terceira fase foram os seguintes: Ford Fiesta com airbag duplo, Honda City com airbag duplo, Jac J3 com airbag duplo, Renault Fluence com airbag duplo, Renault Sandero sem airbag, Toyota Etios com airbag duplo, Volkswagen (Bora) com airbag duplo, Volkswagen Polo com airbag duplo.


O TESTE
Como é feito o teste?
Os carros são submetidos a testes de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada, que simula outro veículo de massa similar. Colisões frontais são os principais responsáveis por lesões graves ou mortais.

Crédito da imagem: Latin NCAP

Como os dados são obtidos?
Os dados são obtidos através de acelerômetros, análise de material e outros dispositivos instalados nos dummies (manequins).
Crédito da imagem: Latin NCAP

Os dados são posteriormente analisados para determinar os diversos riscos, as diversas partes do corpo. Em seguida é atribuída uma classificação de zero (maior risco) a cinco (menor risco) estrelas para o nível de segurança proporcionado aos passageiros (adulto e criança).
Crédito da imagem: Latin NCAP

RESULTADO DOS TESTES 2012
Renault Sandero (sem airbags) - líder de vendas entre os avaliados nesta nova leva - e o Jac J3 com airbag duplo foram os carros que chamaram a atenção pelo lado negativo. Ambos conseguiram apenas uma estrela para passageiros adultos e duas para crianças.

Já o Ford New Fiesta e Honda City, que possuem airbag duplo, obtiveram o melhor resultado, ambos conseguiram quatro estrelas para adultos e para crianças.

Confira os vídeos dos testes de colisão (apenas dos carros avaliados em 2012):

Ford New Fiesta com 2 airbags
Adulto: 4 estrelas (12.87 de 16.00)
Criança: 4 estrelas (37.80 de 49.00)














Honda City com 2 airbags
Adulto: 4 estrelas (12.03 de 16.00)
Criança: 4 estrelas (37.99 de 49.00)















Volkswagen Polo com 2 airbags
Adulto: 4 estrelas (11.34 de 16.00)
Criança: 3 estrelas (36.95 de 49.00)














Renault Fluence com 2 airbags
Adulto: 4 estrelas (11.97 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (20.92 de 49.00)














Toyota Etios com 2 airbags
Adulto: 4 estrelas (12.87 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (17.38 de 49.00)














Volkswagen Bora com 2 airbags
Adulto: 3 estrelas (10.27 de 16.00)
Criança: 3 estrelas (35.82 de 49.00)














Renault Sandero sem airbag
Adulto: 1 estrela (4.61 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (18.78 de 49.00)
 













JAC J3 com 2 airbags
Adulto: 1 estrela (3.50 de 16.00)
Criança: 2 estrelas (13.03 de 49.00)














Antes de comprar o seu carro, leve em consideração este quesito tão importante. Do meu ponto de vista, informações relacionadas a segurança vem antes de qualquer outro critério, por isso, aconselho que este seja o primeiro fator a ser analisado antes de adquirir um carro. É seguro? Deixe na sua lista de opções e vá analisar outros fatores como custo-benefício e utilização pretendida. Não é seguro? Risque da sua lista!

Lembre-se que você leva muito tempo - certamente anos - para conseguir juntar uma quantia suficiente para comprar um automóvel, deste modo, não arrisque comprar algo no impulso e jogar todo esse esforço fora. Gaste um pouco do seu tempo e pesquise muito antes de fechar uma compra, o que não falta é informação na Internet (saiba filtrar) e você ainda tem a opção de fazer um test-drive antes de fechar a compra.
Valorize seu dinheiro, esforço e vida. Tudo isso está ligado a compra de um automóvel!

Referências: Latin NCAP, Proteste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário