segunda-feira, 18 de julho de 2011

O que é expertise?


Em 2010, fui aluno de um professor que costumava utilizar a palavra ‘expertise’ com certa frequência. Até então, eu não tinha escutado, lido ou dado importância a esta palavra que é utilizada cada vez mais. Mas afinal, qual é o significado de expertise?

Expertise é saber como fazer e ter a capacidade de fazer algo de forma eficiente e eficaz. Requer conhecimento e experiência. (Diego Marinho, eu)

* Eficiente – fazer algo utilizando os recursos disponíveis da melhor maneira possível.
* Eficaz – fazer acontecer, não necessariamente de forma eficiente.

Em outros sites:

"O termo "expertise" refere-se à habilidade, à perícia ou à especialização de alguém ou alguma coisa". Fonte: Yahoo! Respostas.
 
"Não se pode dizer que um teórico ao respeito de um assunto tenha expertise, ele apenas tem o conhecimento. A expertise só é possível se for praticada". Clique aqui para compreender por meio de um breve e interessante exemplo.

Um comentário:

  1. O termo expertise pode significar um conhecimento obtido pelo estudo, pela experiência acumulada, além de poder estar associado à habilidade de aplicar o que foi aprendido de maneira satisfatória. Na construção desse conhecimento, o empreendedor mostra-se capaz de criar conhecimento, desenvolver e compartilhar de maneira satisfatória os saberes (PAIVA JUNIOR, 2004)

    ResponderExcluir